Campeonato Brasileiro Crianças 2024

Postado em: 27/05/2024 06:01 PM

Treinos diários no projeto

Treinos diários no projeto

Olá, leitores da Pavãozinho!

Estou animado para apresentar a vocês nosso primeiro post contando um pouco sobre os principais desafios encontrandos ao decorrer do planejamento do campeonato Brasileiro para crianças em São Paulo  e do nosso principais desafios como instituição.

O que é o campeonato brasileiro da CBJJ?

O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu,  conhecido como Brasileiro, é um torneio anual de Jiu-Jitsu brasileiro realizado no Brasil pela IBJJF e CBJJ. O Brasileiro é realizado anualmente desde 1996, é considerado um dos campeonatos mais importantes da categoria infantil. Que oportuniza crianças que querem mostrar seu jiu-jitsu para futuramente se tornarem grandes  atletas renomados na categoria infantil, dada importância requer um trabalho arduo. 

Principais desafios de projetos sociais

Um dos principais desafios é a falta de políticas esportivas voltadas para atletas na categoria infantil, você pode ir em qualquer campeonato de jiu-jitsu seja qual for a federação, você consegue observar a falta de incentivo esportivo, na maioria das vezes você se depara com os atletas vendendo comida, balas, personalizados, doces e demais itens para poder custear os campeonatos que na média não são baratos, outro detalhe importante é e visualizar que a grande maioria dos atletas são oriundos de projetos sociais espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro. Essa percepção demonstra de perto que não existe politicas para estimular a pratica do jiu-jitsu como esporte profissional, apenas como de lazer, essa visão minimalista do jiu-jitsu está na hora de ser revista.

O jiu-jitssu já transformou milhares de vidas de crianças, jovens e adultos através da sua existência e até hoje transforma. Os principais desafios dessa mudança requer atenção do governo ao formular novas  politicas de esporte, da sociedade que talvez não entenda o papel do jiu-jitsu como ferramenta de transformação e por fim as empresas que deveriam destinar mais recursos para os projetos pequenos que muitas vezes não tem um preparo técnico de captação de recurso, não está estruturado como uma organização sem fins lucrativos, muitas das vezes é só professor e ele não possui um suporte. 

Nossa instituição é uma que luta para garantir que nossos assistidos tenham oportunidade de estar presente nesse eventos, não foi fácil conseguir reunir 19 atletas com a sede de mostrar seu ji-jitsu em um campeonato grande como este, pois tudo dependen de recursos como alimentação, hospedagem, inscrição e locomoção dentro da cidade São Paulo onde ocorrerá nos dias 22 a 23 de junho de 2024. Sâo sentimentos de superação quando conseguimos pagar todas as inscrições, buscamos ajuda  de todos os lados, vendemos rifas, pedimos a amigos contribuição, fizemos campanha na internet e a luta não terminou, o trabalho se consagra apenas quando todas nossas crianças lutarem e obterem o resultado de acordo com o que foi trabalhado, sempre conversamos com eles que medalha é consequência, o importante e ela ter a oportunidade estar lutando ali naquele momento, pois nem todos puderam estar aqui por algum motivo, então valorize esse momento, pois ficará na sua história como atleta. 

Agradecemos imensamente todos que tornam nosso trabalho acontecer, pois sozinho não somos nada, agradecemos a todos os nossos parceiros, nossos doadores por acreditarem no nosso trabalho. 

Quero deixar uma reflexão

Os principais  problemas de recursos percorre pricipalmente onde os projetos estão localizados, que são em comunidades, mais afinal qual o papel das empresas e do governo em termos de responsabilidade social? as vezes até propria burocracia afasta todo enganjamento do lider de um projeto. Está na hora de mudarmos como o esporte é visto no Brasil, afinal não existe só o futebol, as artes marciais também fazem parte do Brasil.